A importância da logística para pequenas empresas

  • A importância da logística para pequenas empresas

    A importância da logística para pequenas empresas

    Muita gente pensa que o uso de logística é exclusivo de grandes empresas. Estão enganados. As micro e pequenas empresas representam hoje 90% das empresas brasileiras e respondem por 60% dos empregos no País. O fato de serem pequenas não impedem que estas empresas enxerguem a logística como uma ferramenta para aumentar a produtividade e a competitividade.

    Quando investem em processos logísticos de qualidade, uma pequena empresa está investindo em:

    Controle de estoque – é uma atividade que envolve a logística e, com o uso de softwares específicos, é possível não apenas controlar a entrada e a saída de mercadorias, mas também a quantidade de cada item disponível. Ele também ajuda a produzir relatórios, como os que mostram quais são os produtos mais vendidos, por exemplo.

    Sistemas de armazenagem – conhecer qual tipo de sistema de armazenagem é mais adequado para cada tipo de produto é essencial, já que evita danos nas mercadorias.

    Meios de transporte – o uso de processos logísticos ajuda a saber qual das modalidades (terrestre, ferroviário, marítima etc.) é mais indicada para cada empresa. Esta definição é feita depois de análise e realização de estudos na área.

    Transporte de cargas – é o processo diretamente ligado à logística e ajuda a definir que cuidados devem ser tomados para que não ocorram danos às cargas enquanto elas estão sendo levadas de um local para outro. Envolve também a preparação de motoristas e auxiliares que saibam como manusear as cargas, ter embalagens práticas e envolvê-las em plástico-bolha, utilizar indicadores de impacto, evitar a água e a umidade etc.

    Se você tem uma pequena empresa é quer contar com as vantagens de processos logísticos bem estruturados, vem conversar com a gente! A Joanini tem tudo o que você precisa na área.

    Comments are closed.