-
29
nov
Centro de Distribuição: quais suas vantagens para o Transporte de Cargas?
Aliar o centro de distribuição com o transporte de cargas pode ser uma ótima solução para você que quer diminuir custos e aumentar a eficiência de sua empresa.
Contar com um centro de distribuição próximo a regiões estratégicas aliado a um transporte de cargas bem gerenciado pode melhorar a satisfação de seus clientes e gerar um diferencial competitivo.
O que é um centro de distribuição?
Chamamos de centro de distribuição o local onde ficam as mercadorias até serem transportadas para o ponto de venda ou o consumidor final.
Normalmente está localizado em um ambiente diferente da fábrica, pois assim, garante mais agilidade na entrega das mercadorias.
O centro de distribuição pode pertencer a uma única empresa de grande porte, assim como pode ser uma transportadora que é responsável pela gestão de armazenamento de diversos clientes.
No centro de distribuição as mercadorias são recebidas, conferidas, armazenadas, separadas, embaladas e expedidas.
Centralização do estoque
Com um centro de distribuição, o transporte de mercadorias para os pontos de vendas ou consumidores finais é facilitado, pois o estoque é unificado e centralizado.
Além disso, o centro de distribuição oferece profissionais capacitados para o gerenciamento do estoque de forma mais eficaz do que quando é feito dentro da própria fábrica.
Melhora na gestão
Muitas empresas contam com aumentos e quedas sazonais das demandas, e com isso o estoque pode ser prejudicado com peças faltando ou sobrando. Contando com um centro de distribuição sua empresa terá acesso a dados em tempo real com todas as informações sobre os produtos.
Isso também é muito importante para os serviço de transporte de cargas poder se preparar previamente para o tipo e quantidade de carga que irá receber
Maior rapidez
Você já viu por aqui que uma entrega rápida não depende apenas do transporte de cargas. O centro de distribuição possui um papel fundamental na redução do tempo de frete, pois ele é responsável pelo recebimento e despacho das mercadorias.
Além disso, como já foi visto, há essa preocupação com o centro de distribuição ser em um local estratégico, o transporte é feito de maneira mais ágil do que se o produto saísse da fábrica para o consumidor final.