Como a tecnologia reduz perdas de mercadorias no setor de transportes

  • Como a tecnologia reduz perdas de mercadorias no setor de transportes

    Como a tecnologia reduz perdas de mercadorias no setor de transportes

    Uma das maiores preocupações de quem contrata um serviço de transporte é ter a certeza de que a carga chegou ao seu destino, e dentro do prazo correto. A preocupação é real e por isso mesmo o setor é um dos que vem adotando cada vez mais mecanismos que ofereçam mais visibilidade e rastreabilidade dos produtos, reduzindo riscos de extravio e melhorando a experiência e satisfação dos clientes.

    De acordo com o Estudo do Futuro da Operação Omnichannel, realizado pela Zebra Technologies, 55% das empresas no mundo ainda usam sistemas manuais, que são insuficientes para manter o controle de processos logísticos. Com eles, estas empresas não conseguem rastrear com precisão as entregas ou oferecer serviços como notificações por mensagem de texto que informam em tempo real a localização da mercadoria. 

    Por outro lado, muitas empresas de logística estão investindo em tecnologias modernas para oferecer mais automação e visibilidade de mercadorias. Tanto é assim que, no Brasil, 73% das empresas de logística esperam expandir o uso de smartphones para equipar seus funcionários com a tecnologia necessária, melhorando a produtividade, a eficiência e a experiência do cliente. 

    Esses aparelhos oferecem leitura de código de barras, GPS (Global Positioning System), conectividade de dados e PTT (Push-to-Talk), para permitir comunicação em tempo real. A maioria das empresas prefere o sistema operacional Android, por sua flexibilidade, facilidade de uso, segurança de dados e rentabilidade. 

    Além da localização, a velocidade de entrega também é um desafio. Como os clientes estão exigindo cada vez mais das empresas, houve uma mudança para entregas mais rápidas no Brasil e no mundo. Atualmente, 45% das empresas de transportes e logística realizam entregas no mesmo dia. Segundo o estudo da Zebra, esse número aumentará para 83% nos próximos cinco anos.

    Com essas iniciativas, o setor está entrando em uma era tecnológica que trará produtividade, eficiência operacional e economia de custos. Estamos neste caminho!

    Comments are closed.