Como fazer uma gestão de frota eficiente? – Joanini

Como fazer uma gestão de frota eficiente?

  • Como fazer uma gestão de frota eficiente?

    Como fazer uma gestão de frota eficiente?

    Eficiência na gestão da frota é importantíssima para reduzir custos e aumentar a produtividade de uma operação de transporte.

    Um dos pontos essenciais para reduzir custos e aumentar a lucratividade em operações de transporte de cargas é garantir uma gestão eficiente da frota. Não se trata só de controlar a entrada e saída de veículos, mas de gerenciar sua qualidade e segurança, bem como os serviços de manutenção e todos os processos que os envolvem.

    Não é uma tarefa fácil, mas como ponto de partida, separamos aqui seis passos que podem ajudar a organizar estes processos. Confira:

    1. Tenha informação de toda a frota disponível: – o importante aqui é identificar sua estrutura, listando todos os veículos que a empresa possui, suas dimensões e capacidade de peso e de volume. Informações como modelo, ano, placa, quilometragem e dados sobre as revisões é de extrema importância. Este é o primeiro passo para conseguir controle total sobre a frota.

     

    1. Integração da operação com a manutenção: – O “conflito” entre essas áreas é inevitável, e para que seja sadio as informações precisam estar integradas. A manutenção tem de garantir que os carros estejam com as manutenções rigorosamente em dia, realizando as paradas de forma programada, rápida e com menor custo. O setor operacional necessita que os veículos estejam disponíveis e prontos para ser programados para novos carregamentos.

     

    1. Relatórios gerencias – Para se gerir tem de se medir, portanto relatórios com indicadores de consumo de combustível, vida útil de pneus, da recapagem, de óleos lubrificantes, dos filtros em geral, embreagem  e todo e qualquer periférico que tenha condição de se medir o faça, será muito mais rápido e prático para atuar na melhora desses indicadores, conseguindo assim melhores resultados, não se esqueça o êxito se encontra nos detalhes.

     

    1. Cuide de manutenção preventiva – De extrema importância deve de ser feita de forma programada e escalonada entre a frota, é importante evitar que dois ou mais veículos realize a manutenção ao mesmo tempo, lembre-se a frota tem de estar disponível. Hoje as grandes montadoras oferecem planos de manutenção por km rodado, paga somete o que rodou, além de trazer uma previsibilidade no fluxo de caixa, agrega na agilidade e qualidade da manutenção.

     

    1. Treine os motoristas – Os motoristas são peça chave para um melhor resultado no final do mês, os veículos cada dia mais possuem alta tecnologia embarcada, portando essa integração homem – maquina é de extrema importância. Treinamento direcionado para direção econômica e segura tem der ser diários, existem vários softwares que de forma on-line traz a condução do motorista, trazendo de forma cirúrgica os pontos que precisam ser melhorados

     

    1. Software de gestão de frota:- Existem excelentes opções no mercado que podem ajudar a integrar todas essas informações, trazendo em segundos o custo por KM de cada veículo de sua frota. Esses softwares podem ser integrados aos rastreadores via satélite, trazendo precisão e agilidade nas informações. Em um mundo corporativo altamente competitivo, a informação tem de ser precisa e rápida.

    Essas medidas devem ajudar, e muito, a melhorar a produtividade dos motoristas, aumentar a segurança dos veículos e reduzir gastos. Coloque em prática e depois compartilhe os resultados com a gente!

    Comments are closed.