Como funciona o transporte de carga fracionada – Joanini

Como funciona o transporte de carga fracionada

  • Como funciona o transporte de carga fracionada

    Como funciona o transporte de carga fracionada

    Toda empresa, independente do tamanho, precisa fazer um planejamento logístico para otimizar a movimentação de sua mercadoria e buscar reduzir seus custos operacionais. Um meio de se alcançar isso é o uso dos serviços de carga fracionada, muito utilizado para distribuição e entrega de produtos para pequenas e médias empresas. 

    O serviço de carga fracionada trata do transporte de mercadorias em pequenas quantidades que ocupam apenas parte do espaço de um caminhão ou qualquer outro veículo. Ele foi criado para atender demandas de baixo volume, que não ocupam a capacidade total de um veículo e também não conseguem arcar com o custo de um frete completo.

    Para atender esta demanda, a transportadora procura reunir várias remessas de materiais com as mesmas características em um único veículo, ou seja, a carga fracionada reúne produtos de empresas diferentes. Assim, a  coleta é realizada em diferentes pontos por veículos menores, muitas vezes em cidades diferentes e depois reunidos em um único centro de distribuição.

    Esse modelo de serviços traz uma série de benefícios para as empresas contratantes. As principais são a segurança e a economia, já que o contratante paga pelo espaço utilizado em cada remessa de mercadorias.

    Outra vantagem é que não é preciso ter o volume suficiente para preencher um veículo, o que traz ganhos com a redução do tempo de parada e o aumento da agilidade no transporte e entrega dos produtos. Além disso, um bom serviço de transporte de carga fracionada oferece soluções como:

    • Armazenagem – para empresas que demandam espaço para suas mercadorias;
    • Centro de distribuição – que disponha de opções como cross-docking, picking e packing; 
    • Etiquetagem, paletização, unitização, inventários entre outros;
    • Gestão de estoque – com foco em reduzir o estoque ao mesmo tempo em que minimiza os custos; Projetos logísticos – que proporcione aumento da eficiência operacional e melhorias no nível de atendimento ao cliente final.

    A transportadora também deve oferecer orientações voltadas para otimização do fluxo logístico e redução de custos, além de suporte de informações por meio de relatórios gerenciais.

    Se quiser saber mais sobre como o transporte de carga fracionada pode ajudar seu negócio, vem tomar um café com a gente!

    Comments are closed.