Como o Gerenciamento de Riscos previne Sinistros?

  • Como o Gerenciamento de Riscos previne Sinistros?

    Como o Gerenciamento de Riscos previne Sinistros?

    Nas estradas brasileiras todo cuidado é pouco. Sinistros de carga infelizmente são rotina em algumas regiões e acabam trazendo muitos transtornos para a transportadora e para o embarcador.

    Hoje vamos falar como o gerenciamento de riscos pode prevenir sua carga de passar por sinistros, confira:

    O que são sinistros?

    Primeiro vamos falar sobre o que caracteriza um sinistro de carga. Muitas pessoas se confundem e acreditam que o sinistro de carga só se dá em caso de roubo de carga, mas não, o sinistro é a perda da carga em decorrência de acidente, dano ou roubo do item.

    Por exemplo, quando um veículo tomba e há o vazamento de óleo contaminando a mercadoria. Isso se caracteriza como sendo um sinistro de acidente. Já quando o veículo é rendido e a carga roubada, se caracteriza como um sinistro de roubo.

    Como o gerenciamento de risco protege de sinistros?

    Através de um gerenciamento de risco eficiente, são traçadas as melhores rotas para seu transporte, evitando, assim, as zonas mais perigosas e que costumam ocorrer mais sinistros.

    Com o gerenciamento de riscos há a instalação de alarmes e sinalizações em caso de desvios imprevistos de rota, aberturas irregulares do baú, e em caso de perigo. Eles mandam recados para a central que pode bloquear o veículo e impedir o roubo da carga.

    Além disso, com o monitoramento e rastreamento 24 horas por dia, 7 dias por semana fazem com que, se mesmo com todos esses empecilhos, a carga for extraviada, há uma maior facilidade em recuperá-la.

    Porém, como dissemos acima, os sinistros não ocorrem apenas por roubos e furtos, mas também por acidentes. Por isso, o treinamento dos motoristas e a manutenção periódica dos veículos estão inclusos em um gerenciamento de riscos eficiente.

    Comments are closed.