Como ter uma boa alimentação na estrada?

  • Como ter uma boa alimentação na estrada?

    Como ter uma boa alimentação na estrada?

    Você se alimenta bem? Tem horários definidos? Presta atenção no que come? É muito importante que você, caminhoneiro, se faça essas perguntas. 

    Bons hábitos alimentares podem trazer mais produtividade, concentração, disposição e evitar prejuízos a sua saúde. 

    Neste post separamos algumas dicas para te ajudar a conciliar hábitos alimentares mais saudáveis com a vida na estrada. Confira:

     

    Atenção aos locais de alimentação

    Parar em alguns restaurantes e lanchonetes na estrada podem trazer mais malefícios a sua saúde do que benefícios.

    Para garantir que o local escolhido para a parada irá servir alimentos de boa qualidade, preste atenção em alguns detalhes como: forma como os alimentos são armazenados, limpeza e higiene do local e data de validade dos alimentos. 

    A atenção redobrada nesses pequenos detalhes evitará problemas como intoxicação alimentar durante a viagem.

     

    Alimente-se melhor

    Sabemos que no dia a dia corrido da estrada é difícil se atentar em uma alimentação balanceada. Porém, é importante lembrar que problemas como obesidade e doenças cardíacas estão intimamente ligados ao consumo de alimentos industrializados e ricos em gordura. 

    Para te ajudar a decidir quais alimentos compor seu prato, separamos uma lista

    • arroz, feijão (ou lentilha, ou grão-de-bico)
    • carne bovina, frango ou peixe
    • alface, rúcula brócolis e couve
    • tomate, abóbora, quiabo e batata
    • banana laranja, manga e uva

    Além disso, é muito importante alimentar-se tranquilamente. Comer rápido aumenta a incidência de ganho de peso e doenças cardíacas. Para evitar mal estar no volante, programa suas paradas considerando um tempo ideal para se alimentar de forma mais relaxada.

     

    Cuidado com a quantidade de comida e com os horários das refeições. 

    Com a correria do dia a dia muitas vezes o caminhoneiro decide pular refeições. Mas isso é extremamente prejudicial para a saúde podendo causar falta de atenção fraqueza e diminuição dos reflexos na estrada. 

    O ideal é fazer um lanche leve a cada 3 horas, podendo ser uma fruta ou barra de cereal e nunca pular refeições completas como almoço e café da manhã. 

    Outro problema causado por ficar muito tempo sem comer é a alta quantidade de alimentos ingeridos. Quando pulamos o café da manhã temos a tendência em comer muito mais no almoço, pois estamos mais famintos. 

    A quantidade exagerada de comida pode trazer problemas como obesidade e causar mais sono e cansaço ao volante devido ao esforço que seu corpo está fazendo para digerir aquela quantidade de comida. 

    E você, tem alguma dica que irá ajudar seus colegas a terem uma alimentação mais saudável, conta pra gente!

    Comments are closed.