Como transportar materiais de construção

  • Como transportar materiais de construção

    Como transportar materiais de construção

    Transportar materiais de construção, embora não pareça, é uma tarefa que exige cuidados especiais. Afinal, são materiais que precisam chegar intactos ao seu destino e que, pela sua variedade, não podem sofrer vazamentos, ser misturados ou quebrados. 

    O primeiro passo é garantir que tudo estará protegido do sol e da chuva, daí a importância de se utilizar veículos fechados para este tipo de transporte. O mesmo vale para a estocagem.  A Joanini, possui em sua frota veículos com baús fechados (furgão) e lonados (sider) que garantem a integridade da carga durante o transporte.

    No momento do carregamento é importante estar atento para o empilhamento máximo dos materiais, seguindo sempre o recomendado pelos fabricantes. Por exemplo, o limite para sacos de cal é de 15 unidades; para cimento ou gesso, 10 sacos; e para argamassa, 20 sacos. Além do empilhamento, o acondicionamento também é importante e por isso os materiais mais leves e frágeis devem ser colocados sempre nas caixas de cima da carga.

    Não se deve deixar espaço entre as caixas, evitando que elas se movimentam dentro da carroceria, o que pode ocasionar possíveis avarias.  Se estivermos transportando materiais sensíveis, como manta asfáltica, baldes de impermeabilizantes, pisos e peças de revestimento. Vale a pena reforçar as embalagens com filme plástico (Stretch), amarrar bem a carga utilizando madeiras e cantoneiras.

    E, claro, não se esqueça de conferir a carga, porque erros podem atrasar toda uma obra. Com esses cuidados, é certo que as perdas serão reduzidas e, o principal, os produtos chegarão ao destino final com segurança.

    A Joanini possui expertise no transporte de manta asfáltica, tintas e impermeabilizantes. Nossos caminhões são capacitados para o transporte de material de construção embalados.

    Comments are closed.