Conheça o processo e preparação do transporte de produtos controlados

  • Conheça o processo e preparação do transporte de produtos controlados

    Conheça o processo e preparação do transporte de produtos controlados

    Os produtos controlados exigem mais cuidados e preparações antes de serem transportados. Isso acontece pois são produtos que podem colocar em risco a segurança humana e do meio ambiente, portanto as chances de acidentes devem ser minimizadas.

    No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre o processo e preparação de uma transportadora para atuar com produtos controlados, siga lendo para saber mais.

    Diferença entre produto perigoso e produto controlado

    Antes de mais nada precisamos diferenciar esses dois conceitos, o de produto perigoso e de produto controlado, pois muitas pessoas acabam se enganando e assumindo que eles são sinônimos.

    Produtos perigosos colocam em risco a segurança pública, a saúde humana e o meio ambiente, por exemplo: nitrogênio comprimido e combustíveis.

    Já os produtos controlados são produtos perigosos que são controlados pela legislação dos seguintes órgãos: Polícia Federal; Polícia Civil; Exército; Ibama; Órgãos Ambientais Municipais e Estaduais e Vigilância Sanitária.

    Ou seja, podemos admitir que todo produto perigoso é controlado, mas nem todo produto controlado é, necessariamente, perigoso.

    A importância das certificações para o transporte de produtos controlados

    Como o próprio nome já diz, o transporte de produtos controlados deve passar pelo crivo de diversas instituições a depender do produto.

    A Polícia Federal assegura que a carga química transportada não possui entorpecentes, a divisão da Polícia Federal que atua com produtos controlados é a Divisão de Controle de Produtos Químicos.

    A Polícia Civil fiscaliza o tráfego de produtos explosivos, corrosivos e inflamáveis.

    O Exército recolhe dados sobre Mobilização Industrial, sobre Material Bélico e sobre Segurança Interna. Esses dados envolvem a comercialização, a produção, o armazenamento e, por fim, o transporte dos produtos controlados.

    Já o Ibama exige licença para o transporte de cargas possivelmente poluidoras, por exemplo: tintas, combustíveis, ácidos, entre muitas outras.

    Por último, mas não menos importante, toda empresa que atuar com transporte de produtos químicos deve ter a certificação da SASSMAQ. Com essa certificação é possível uma avaliação das empresas que prestam serviço à Indústria química.

    A Joanini possui todas essas certificações e muitas outras que atestam a qualidade e a responsabilidade que temos com nosso serviço de transporte de produtos controlados.

    Comments are closed.