Crossdocking: conheça suas principais vantagens

  • Crossdocking: conheça suas principais vantagens

    Crossdocking: conheça suas principais vantagens

    O crossdocking é uma estratégia que modifica os conceitos tradicionais no transporte de cargas, pois ele possibilita o fracionamento de uma carga em um armazém sem a necessidade de armazenamento e trâmites fiscais.

    Muitas empresas de e-commerce e varejistas já viram os benefícios do crossdocking e utilizam este serviço.

    Um veículo de grande porte carrega no CD do embarcador com várias entregas com notas fiscais já para o destinatário final, o transportador por sua vez, vem até o seu armazém descarrega o veículo e aloca a carga em veículos de menor porte, separando por regiões de entrega. 

    Nesse post vamos apresentar o que é crossdocking e mostrar quais são os principais benefícios desta tendência revolucionária. Confira:

    Principais aspectos do crossdocking

    Antes de falarmos dos benefícios, comentaremos sobre os principais aspectos que fazem do crossdocking algo tão revolucionário:

    1. O período de permanência do produto no local onde acontece o crossdocking deve ser o mínimo possível. Muitos especialistas comentam que esse prazo não deve passar de um dia. 
    2. Depois do recebimento a mercadoria é despachada para o veículo de saída, ou, no máximo deve ser mantida em uma área de separação para a expedição (picking). Não há estocagem, pois um estoque não integra o sistema de crossdocking
    3. É necessário um sistema eficiente para organizar as trocas de mercadorias e informações

    Principais benefícios:

    Agora que você conhece como funciona o crossdocking vamos mostrar três dos principais benefícios que estão fazendo com que cada vez mais empresas, virtuais e físicas, estejam aderindo a este sistema. 

    Agilidade

    O diferencial do crossdocking está na agilidade da entrega dos produtos. Sem a necessidade de estoque.  A rapidez na entrega das mercadorias garante maior satisfação dos clientes favorecendo a fidelização.

    Uso de espaços menores

    O crossdocking não necessita de grande estocagem, portanto a empresa não precisa investir em grandes armazéns.

    O espaço é destinado apenas para guardar os produtos até o despacho para o cliente, e este processo dura, como visto anteriormente, cerca de 24 horas. 

    Integração entre os parceiros

    Com um sistema crossdocking feito de maneira eficaz há uma tendência de diminuição das burocracias e papeladas fazendo com que o trabalho de todos os parceiros seja harmonioso.

    Maior segurança

    Furtos e desvios são problemas sérios enfrentados pelos estoques, isso gera prejuízos financeiros e compromete a satisfação dos clientes. 

    Com o crossdocking e o tempo de permanência dos produtos no centro de distribuição diminuídos, as possibilidades destes problemas diminui.

     

    Quer saber mais sobre o crossdocking e como ele pode ser útil para o seu negócio? Fale com um de nossos especialistas! 

    Comments are closed.