Cuidados para ter com seu caminhão antes de viajar – Joanini

Cuidados para ter com seu caminhão antes de viajar

  • Cuidados para ter com seu caminhão antes de viajar

    Cuidados para ter com seu caminhão antes de viajar

    Cuide de seu caminhão antes de viajar

    Está se preparando para viajar? Não se esqueça de se certificar de que seu caminhão está em ordem e que está tudo pronto para pegar a estrada. Separamos aqui uma lista que pode te ajudar na hora de verificar se está tudo em ordem. Veja: 

    Óleo do motor – confira o nível de óleo do motor. Além do nível, verifique se há partículas metálicas ou borras no material, elas indicam problemas no motor. 

    Filtros – use o saca-filtros para verificar todos os filtros do automóvel — não apenas o de óleo, mas também o de combustível e o de ar devem ser checados.

    Freios – com o paquímetro, drene a água dos balões de ar do sistema de frenagem. Verifique o estado das pastilhas (ou lonas) e, se estiverem gastas, faça a troca. No caso das lonas, as molas devem ser trocadas também.

    Suspensão – é bom checar molas, batentes, barras estabilizadoras, bandejas etc. Em relação aos pinos, os centrais e os de suporte, veja se estão devidamente lubrificados. Olhe também se buchas e parafusos estão firmes e, nos casos em que o sistema for de suspensão pneumática, não se esqueça das mangueiras e válvulas, porque elas também devem ser conferidas regularmente.

    Pneus – verifique a profundidade das ranhuras da banda de rodagem de cada pneu e também confira se as laterais estão inteiras. Faça o mesmo com os estepes. Você pode precisar de um martelo de madeira para checar os pneus. Verifique também a pressão e a regule para o tipo de carga que você vai transportar.

    Limpador de para-brisa – veja se estão ressecadas ou deformadas. Se estiverem troque, porque palhetas em péssimo estado podem causar riscos no para-brisa do caminhão. 

    Lâmpadas e sistema elétrico – luzes queimadas podem causar curtos e maus contatos em seu sistema elétrico. Substituta sempre as que estiverem queimadas

    Quinta roda – aqui, você deve remover a graxa antiga acumulada e, com um aplicador de graxa, fazer a aplicação de uma nova.

    Bateria – cheque a água da bateria e veja se não há oxidação nos terminais e nos encaixes da peça. Em relação a outros itens do sistema elétrico do veículo, ter uma porção de fusíveis sempre ajuda.

    Com esse itens em ordem, você pode evitar uma série de problemas na estrada e viajar tranquilo. E, claro, não se esqueça de fazer as paradas obrigatórias para descanso quando a viagem for longa, estacionando em pontos programados. Boa viagem!

    Comments are closed.