Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

  • Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

    Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

    A camada de ozônio fica a uma altitude entre 20 e 35 km da superfície terrestre e é responsável pela proteção da Terra das radiações solares ultravioleta do tipo B. Esses tipos de raios solares são responsáveis por aumentar os casos de câncer de pele, aumentar os riscos de danos à visão e provocar envelhecimento precoce.

    Sem ela com certeza não seria possível a existência de vida humana na terra e, possivelmente, apenas poucos tipos de seres vivos seriam capazes de sobreviver. Já na situação que nos encontramos hoje, a incidência de raios solares UV-B já causa mortes de animais e plantas.

    Hoje em dia a camada de ozônio se tornou um assunto em voga por conta do alarmante buraco que se forma.

    Em 1928 são utilizados clorofluorcarbonos (CFC) para a produção de aerossóis, ares-condicionados, geladeiras e extintores de incêndio. Esses produtos rapidamente começaram a fazer parte da vida moderna, porém, naquela época pouco se sabia sobre os efeitos poluentes do CFC.

    Só em 1974, quase 50 anos depois do início do CFC pela indústria, descobriu-se que esses gases eram altamente tóxicos e literalmente estavam causando um buraco na camada de ozônio na região do Polo Sul. Em 1990 foi firmado o protocolo de Montreal para que os países assinantes, incluindo o Brasil, se comprometessem a acabar com o uso de CFC.

    Desde 1974 o buraco na camada de ozônio vem diminuindo, porém, ainda estamos longe do ideal e é muito importante que cada um faça a sua parte para a preservação desta camada protetora.

    Aqui na Joanini lançamos em 2020 duas iniciativas para ajudar a melhorar o meio ambiente. São elas o projeto Energia Verde e o Projeto Plantar. De forma resumida,  o projeto Energia Verde busca reduzir as emissões de CO2 por nossas carretas e o Projeto Plantar procura restabelecer a flora em regiões devastadas.

    Ambos projetos trazem benefícios para a camada de ozônio, principalmente no que concerne a substituição da emissão de gases poluentes pela plantação de árvores que produzem O2. Além disso, por aqui sempre verificamos se os produtos utilizados nos nossos serviços e em nossa empresa não possuem CFC na sua composição e fazemos o descarte correto de unidades de ar-condicionado, freezers e geladeiras.

    Estas são medidas simples e fáceis que você também pode aderir no seu dia a dia para ajudar a proteger a camada de ozônio.

    Comments are closed.