Entenda a importância do travamento da quinta roda

  • Entenda a importância do travamento da quinta roda

    Entenda a importância do travamento da quinta roda

    A quinta roda é um equipamento de segurança extremamente importante e que, quando travado e com as manutenções preventivas bem realizadas, pode evitar muitos acidentes graves.

    Continue lendo para saber um pouco mais sobre a importância desse dispositivo e o quanto é essencial garantir que ele esteja bem travado antes de prosseguir viagem.

    O que é a quinta roda?

    Você, motorista de carros, pode estar pensando que a quinta roda é o estepe que fica na parte traseira do veículo, ou no porta-malas. Porém, aqui estamos falando sobre a quinta roda de caminhões, que é um elemento fundamental para o funcionamento dos veículos.

    A quinta roda une a cabine do caminhão à sua carroceria, e podem ter duas diferentes especificações dependendo do veículo.

    O primeiro modelo de quinta roda possui duas polegadas é indicada para caminhões que trafegam em rodovias, como o cavalo mecânico trucado e o bitrem. O segundo modelo possui três polegadas e meia e é utilizado em operações que não são feitas em estradas, mas sim em florestas, pastos agrícolas etc. Essas operações normalmente são realizadas com carretas do tipo tritrem.

    Manutenção preventiva da quinta roda

    A garra de travamento e o disco de fricção devem ser substituídos assim que houver desgaste detectado. Esses são os dois principais elementos que precisam ser verificados em todas as manutenções preventivas da quinta roda.

    Não é recomendado que se faça a reforma da quinta roda, mas sim que se respeite sua durabilidade e que ela seja trocada no momento devido.

    Um dos acidentes mais comuns que é causado por defeitos na quinta roda é o “efeito L” onde a cabine do caminhão fica fixa em um local, mas a carroceria se  move para um dos lados. Este é um problema causado pela instabilidade da carreta sobre a quinta roda.

    Comments are closed.