Estratégia na logística: qual importância no transporte de cargas?

  • Estratégia na logística: qual importância no transporte de cargas?

    Estratégia na logística: qual importância no transporte de cargas?

    O transporte, nos últimos anos, se consolidou como uma área estratégica dentro da logística. 

    Seu principal papel envolve reduzir as distância entre os produtores e seus clientes, entregando o produto certo, no local determinado e no período correto. 

    Neste post vamos entender um pouco mais sobre a importância da estratégia logística na qualidade do transporte de cargas.

     

    Compreendendo a área de transportes

    A área de transportes não se limita apenas à movimentação de produtos. O processo de estocagem de mercadorias lida diretamente com o recebimento e saída de materiais, isso garante o abastecimento constante da linha de produção de mercadorias. 

    O armazenamento deve ser feito de forma inteligente e segura para evitar avarias e acidentes.

     

    Foque no planejamento

    O transporte de cargas não deve ser entendido estritamente como o simples envio de mercadorias. Sua atividade deve ser considerada como estratégica, e por isso demanda a participação de diversos departamentos. 

    A boa execução de cada etapa da cadeia logística envolve um amplo planejamento para organizar cada função e antecipar imprevistos. Planejando a movimentação, escolhendo as melhores rotas e os melhores veículos, a operação se torna mais econômica e flexível sendo capaz de atender com qualidade todas as demandas do cliente. 

    As etapas de armazenamento, expedição e distribuição oferecem oportunidades constantes de melhorar o atendimento ao cliente. 

     

    Visão integrada dos processos

    O controle do andamento de cada etapa é essencial para o sucesso do transporte. A tecnologia é aliada do gestor nesse processo fornecendo maneiras simples de acompanhar os resultados da operação e fornecendo relatórios para auxiliar na melhor tomada de decisão. 

    As tecnologias atuais são capazes de fornecer informações sobre a estocagem de produtos, programação de coletas, entregas e a roteirização do trajeto. Ou seja, permitem a identificação precoce de problemas e falhas que podem vir a gerar prejuízos. 

    A visão integrada do processo garante qualidade em toda cadeia logística: desde a escolha do veículo correto para a realização do transporte, por exemplo o uso de veículos refrigerados para cargas perecíveis, até a escolha da melhor rota.

    Comments are closed.