O que é Certificação SASSMAQ e qual seu benefício para o transporte de cargas? – Joanini

O que é Certificação SASSMAQ e qual seu benefício para o transporte de cargas?

  • O que é Certificação SASSMAQ e qual seu benefício para o transporte de cargas?

    O que é Certificação SASSMAQ e qual seu benefício para o transporte de cargas?

    Você sabia que certificação SASSMAQ é uma das mais importantes para as empresas que prestam serviços para a indústria química? Pois é. A certificação foi criada pela Abiquim (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) em 2001 e sua sigla significa Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade.

    É por meio desta certificação que as indústrias químicas avaliam os processos de segurança de seus prestadores de serviço. Para isso, ela é dividida em cinco módulos, entre eles o rodoviário, focado em transportadoras e operadoras logísticas e fundamental para quem transporta produtos químicos desde 2005.

    Na prática, seu objetivo principal é reduzir os riscos envolvidos nas operações de transporte e distribuição, através de uma avaliação dos sistemas de gestão ambiental, saúde e segurança. Isso porque as empresas químicas precisam ter garantias de que as operações de transporte de carga são conduzidas de maneira segura e eficaz, tanto para as pessoas como para o meio ambiente. É bom lembrar que a certificação SASSMAQ não é obrigatória, mas ela cria um diferencial e tanto para as empresas que conseguem reunir um conjunto de boas práticas com o objetivo de reduzir, de forma progressiva, os riscos nas operações de transporte e distribuição. Entre seus principais benefícios, estão:

    • Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
    • Diminuir as ausências de motoristas por problemas de saúde;
    • Valorizar a imagem da empresa;
    • Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
    • Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;

    O que acontece quando se implementa as práticas do SASSMAQ é que as transportadoras conseguem identificar os riscos mais facilmente, além de adotar medidas para diminui-los e evita- los de uma forma eficiente. Mas há outros benefícios:

    Aumento da rede de fornecedores e das vendas – a certificação mostra aos clientes que a empresa tem capacidade de transportar um produto perigoso com segurança. Isso aumenta as possibilidades de vendas e diminui custos em eventuais acidentes.

    Controle do transporte e maior segurança – os processos verificados pela Abiquim comprovam que a transportadora realiza o controle absoluto do transporte. Se o produto transportado for inflamável, por exemplo, deve haver medidas de segurança como controle estático, equipamentos contra incêndio, placa de identificação da carga, entre outros cuidados. Com isso, se ocorrer um acidente, a empresa pode provar que não teve total responsabilidade.

    Cumprimento às legislações de um estado ou país – a certificação garante que a empresa transportadora conhece e respeita as legislações e particularidades locais de segurança e transporte.

    Leave a comment

    Required fields are marked *