O que é e como funciona o tacógrafo?

  • O que é e como funciona o tacógrafo?

    O que é e como funciona o tacógrafo?

    O tacógrafo é um instrumento obrigatório por lei em ônibus e caminhões e visa ajudar a reduzir acidentes causados por excesso de velocidade. É um equipamento destinado a monitorar e registrar, de forma instantânea e inalterável, a velocidade e distância percorrida pelo veículo em função do tempo decorrido. 

    Saiba como uma tecnologia no século XIX e inicialmente utilizado em trens se tornou um objeto essencial para as frotas de caminhões de hoje em dia. 

    Atualmente, há dois tipos de tacógrafos, o digital que utiliza uma fita diagrama, ou seja uma bobina como as de cupom fiscal, para mostrar as informações registradas. E o analógico, que utiliza o disco diagrama, feito de papel com camadas de cera e tinta. Este disco possui o tamanho de um CD e pode ser de uso diário ou semanal. 

    O disco diagrama diário é utilizados por empresas de ônibus por registrarem apenas um dia de viagem. Já o semanal possui 7 discos e registra 24 horas de operação em cada disco, o uso é maior em caminhões. 

    Na parte central do disco do tacógrafo, há espaços para preenchimento do nome do condutor, local, data de início e fim da viagem, identificação do veículo, início e fim da indicação do hodômetro, além de informações sobre a fabricação do próprio equipamento. Todo este conhecimento auxilia na medição e interpretação correta dos dados.

    Como funciona a legislação?

    No Brasil, o uso do tacógrafo é obrigatório por lei. Desde 1997, quando foi instituído o Código de Trânsito Brasileiro, veículos de carga com peso bruto superior a 4.536 kg e de passageiros com mais de 10 lugares devem possuir um tacógrafo. 

    A partir de 2009, os instrumentos também devem ser verificados periodicamente pelo Inmetro, o que aumenta a confiabilidade das medições. Este procedimento de verificação periódica é denominado cronotacógrafo.

    Portanto os veículos rodoviários destinados ao transporte de produtos perigosos, escolares, coletivos, de passageiros em geral e de cargas em geral devem possuir tacógrafos e fazer a verificação periódica destes.

    Comments are closed.