Otimizando o frete com a carga lotação – Joanini

Otimizando o frete com a carga lotação

  • Otimizando o frete com a carga lotação

    Otimizando o frete com a carga lotação

    A chamada carga lotação é mais uma modalidade de transporte de carga, também conhecida como carga fechada. Este modelo de transporte, mais voltado para as operações de grande porte, é aquele em que a mercadoria ocupa toda a capacidade do veículo. Outras características são: toda a carga pertence a uma única empresa e, geralmente, é destinada a um endereço específico – loja ou centro de distribuição, por exemplo.

    Isso significa que, no modelo de carga lotação, existe a garantia de que outras entregas não serão feitas durante o percurso. Por isso mesmo o modelo é realizado basicamente por grandes transportadoras que tenham capacidade e frota para atender vários clientes ao mesmo tempo.

    Mas neste texto, vamos abordar com mais detalhes outro assunto. Vamos falar sobre as reduções de custos trazidas pelo modelo, e como elas ajudam a otimizar o resultado do frete. Como o modelo de carga lotação não coleta mercadorias de diversos clientes e depois as distribui para consumidores finais, ele é bastante utilizado por grandes indústrias, que trabalham com volumes maiores e com clientes que compram em grandes quantidades, o que permite o uso de caminhões exclusivos para as entregas.

    Mesmo sendo um serviço praticamente personalizado – já que o embarcador é um cliente exclusivo -, o modelo de carga lotação permite a eliminação de custos em diversas frentes, tais como:

    Custos operacionais

    Principalmente os relacionados ao uso de carga fracionada, como depósitos, controle de movimentação entre coleta e entrega, além dos gastos com equipes de profissionais logísticos. Os procedimentos diminuem, assim como o caminho entre a coleta e a entrega. Além disso, não há a necessidade de manuseio da mercadoria por parte do transportador. Tudo isso reduz custos.

    Feito por empresas bem estruturadas, capazes de atender diversos clientes ao mesmo tempo, o modelo traz um custo menor por tonelada ao embarcador. Pois hoje o mercado dispõe de equipamentos que suportam super dimensionamento de peso e volume. Com cavalos 6×2 e carretas de 15,40 metros, é possível levar em uma única articulação, 30 pallets PBR, 110 m³ e 35 tons de carga liquida.

    Menor prazo

    Outra redução percebida no uso da carga lotação é a dos prazos de entrega. O modelo permite ao embarcador contar com previsões de entrega mais precisas, já que não há movimentação de carga entre depósitos e armazéns. O veiculo é carregado na origem e terá sua descarga apenas no destino final, garantindo melhor planejamento para a produção, e para entrega aos clientes.

    Maior segurança

    O que também melhora muito o resultado do frete no uso da carga lotação é a segurança da carga. Com o processo logístico reduzido – sem paradas ou alterações de rota -, caem bastante os riscos de avarias, perdas de mercadoria, desvios, acidentes ou troca de volumes. Também garante ao embarcador melhor proteção contra o roubo de cargas, um sério problema enfrentado nas estradas brasileiras.

    O trajeto é mapeado antes do embarque, analisando e evitando áreas de risco. Em todo o trajeto a carga é monitorada por uma central de controle 24/7, onde qualquer evidencia de irregularidade é tratada em tempo real.

    Em casos de carga de alto valor agregado, existe a possibilidade de implantação de iscas eletrônicas, e em casos específicos acompanhamento de escolta armada.

    Por tudo isso é importante estar atento às características de sua carga e às necessidades de seus clientes para escolher o melhor modelo de transporte. Seja qual for o escolhido, aqui na Joanini
    você conta com a possibilidade de escolher a modalidade que melhor atenda sua demanda. Essa é nossa especialidade!

    Comments are closed.