Por dentro do Movimento Maio Amarelo – Joanini

Por dentro do Movimento Maio Amarelo

  • Por dentro do Movimento Maio Amarelo

    Por dentro do Movimento Maio Amarelo

    O movimento é global, mas tem um foco bastante específico no Brasil. O País é o quinto no mundo entre os recordistas de mortes no trânsito, com cerca de 43 mil vítimas por ano. Estamos atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia. O ranking dos dez países com mais acidentes fatais é completado por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntos, estes dez países respondem por 62% das mortes por acidente de trânsito no mundo.

    Por tudo isso, o Maio Amarelo reúne ações do poder público e da sociedade civil, que juntos, procuram estimular discussões sobre segurança viária, este ano sob o tema “NO TRÂNSITO O SENTIDO É A VIDA”. Como a campanha nos afeta muito de perto, a Joanini não poderia ficar de fora da iniciativa, e por isso entramos na campanha apresentando aqui algumas dicas de segurança para quem vive nas estradas. Acompanhe:

    1. Faça ultrapassagens de forma segura

    Colisões frontais são a principal causa de morte nas rodovias brasileiras. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, em 2017, 30,5% das fatalidades ocorreram dessa forma. Por isso todo cuidado é pouco: a regra na hora de ultrapassar é prudência. Certifique-se de que na pista oposta nenhum outro veículo esteja vindo e nunca realize a manobra em faixa contínua.

    2. Respeite a sinalização e os limites de peso

    Respeitar a sinalização nas estradas e o limite de peso do veículo garante a segurança de todos. No caso dos caminhoneiros, é sempre bom lembrar de circular pela faixa obrigatória para veículos pesados. O limite de peso também deve ser respeitado para não danificar as estradas e o caminhão.

    3. Mantenha a manutenção do caminhão em dia

    É imprescindível que ao transportar cargas com segurança a manutenção esteja em dia. Algumas checagens devem ser realizadas diretamente pelo motorista. Garantindo maior segurança ao caminhoneiro e ao transporte da carga da origem ao destino. Segue abaixo uma lista de itens que devem ser verificados:

    • Faróis e Lanternas: Uma parte importante da segurança no trânsito é que os outros motoristas consigam enxergar seu caminhão completamente. Revise o funcionamento de todas as lâmpadas de faróis altos e baixos, os de neblina e certifique-se que as luzes de freio e setas estejam funcionando corretamente.
    • Pneus: Não rode pelas estradas com pneu careca e não esqueça de verificar os pneus reservas, pois nunca se sabe quando eles serão necessários. Tenha a certeza que os pneus estejam bem calibrados e cheque se o material para alguma eventual troca está à mão, são eles: o triângulo, o macaco e as chaves de roda.
    • Limpador de para-brisas: Nada mais importante do que conseguir enxergar a estrada em eventuais chuvas e temporais. Verifique a elétrica e a borracha. O teste é bem simples: jogue água e ligue o para-brisas. Se o escoamento da água não estiver em perfeito estado, é necessário a troca das palhetas. É de conhecimento geral que elas ressecam com o tempo.
    • Óleos e lubrificantes: Viajar com o óleo vencido ou que esteja longe do nível ideal pode causar diversos danos ao motor e comprometer todo o planejamento de viagem. Verificar também a lubrificação do veículo.

    4. Cuidados ao dirigir a noite:

    Lembre-se que boa parte de nossas estradas têm pouca visibilidade, são mal sinalizadas e esburacadas. Por isso, dirigir durante a noite é muito mais perigoso. Divida seu trajeto em trechos e dirija defensivamente sempre. Além disso, fique atento aos sinais de cansaço que seu corpo dá. Por mais longe que o destino seja e exija o tráfego noturno, paradas são obrigatórias para descansar o corpo e a mente e evitar riscos devidos à fadiga.

    5. Tenha atenção redobrada em trechos urbanos

    Sempre que passar por uma cidade, redobre a atenção, principalmente sobre a altura máxima do veículo para circulação nas vias. Para não enfrentar problemas, organize seu itinerário e preveja suas rotas.

    6. Respeite o limite de velocidade

    Dirigir dentro dos limites é a melhor forma de garanti uma viagem segura.

    7. Uso de celulares ao volante

    Além de ser proibido, tira a atenção e coloca a vida de todos em risco. Portanto para uso do seu celular, pare seu veículo em local seguro.

     

    Enfim, adote a direção defensiva como prática diária e garanta a sua segurança.

    Sua atitude valoriza o bem maior… a VIDA!

    Comments are closed.