Quais cuidados tomar no transporte de cargas? Veja as dicas! – Joanini

Quais cuidados tomar no transporte de cargas? Veja as dicas!

  • Quais cuidados tomar no transporte de cargas? Veja as dicas!

    Quais cuidados tomar no transporte de cargas? Veja as dicas!

    Pode parecer mais simples, mas o transporte de produtos não perecíveis também exige atenção para chegar ao destino sem perda de qualidade!

    Produtos não-perecíveis,  comumente chamados de “carga seca”, aqueles compostos por produtos que podem variar muito: arroz, milho, peças de automóveis, material de limpeza, madeira, roupas e etc. Embora pareça mais simples de transportar, já que não há a necessidade de cuidados especiais, como caminhão refrigerado, por exemplo, existem alguns critérios que devem ser levados em conta para garantir que estes produtos cheguem ao destino com a mesma qualidade de quando saíram do local de origem.  

    Quer um exemplo? A definição do modo como a carga será transportada é que vai prevenir eventuais danos e perdas. No caso das cargas secas, é o modo de empilhar caixas e fardos que vai evitar riscos. Por isso, é sempre importante analisar o volume da carga e o espaço disponível para seu transporte. O balanceamento entre estes dois fatores vai evitar problemas, como o excesso de carga, que pode estragar as embalagens; ou a sobra de espaço, fazendo com que os produtos se choquem durante a viagem.

    Outro ponto de atenção é a avaliação do tipo de produto que vai ser transportado na hora em que ele estiver sendo carregado. Cada tipo de carga tem características próprias que vão determinar os limites de peso empilhado, condições de calor e de umidade, por exemplo. Não é possível empilhar caixas de equipamentos eletrônicos do mesmo modo que empilhamos sacas de arroz, não é?

    Se for carga em unidade, ela deve ser isolada para que os volumes não se choquem. Se a carga for mista, ela deve ser separada por tipo de material e, claro, embalada com plástico bolha ou isopor. Agora, se for carga grande – móveis se encaixam aqui – é sempre bom usar uma espuma que a proteja e, também, a carroceria do caminhão.

    Vai contratar?

    Se não for você que vai transportar a carga, é preciso alguns cuidados também na hora de escolher a empresa que vai fazer isso para você. É sempre bom estar atento a critérios como:

    • Segurança – uma transportadora de confiança garante o rastreamento da carga, a qualidade de frota e o planejamento do trajeto. Tudo isso garante o melhor custo e a segurança necessária para o transporte.
    • Prazo – é importante se informar sobre o nível de eficiência e cumprimento de prazos de seu fornecedor.
    • Avaliações – referências de mercado são sempre bem-vindas. Por isso, pesquise como outros clientes avaliam os serviços de seu potencial fornecedor.

    Quer entender melhor como garantir o melhor transporte para sua carga? Vem conversar com a gente!

    Comments are closed.