Você sabe de onde veio o dia da mentira?

  • Você sabe de onde veio o dia da mentira?

    Você sabe de onde veio o dia da mentira?

    Hoje é primeiro de abril, também conhecido como dia da mentira. É uma data onde as pessoas sentem a liberdade para brincar e pregar peças umas nas outras. Mas você sabe qual a origem desta data? 

    Confira nesse post como o dia primeiro de abril se tornou o dia da mentira, e fique tranquilo que todas as informações por aqui são verdadeiras!

    Origens do dia da mentira

    A versão mais conhecida das primeiras brincadeiras relacionando mentiras e o dia primeiro de abril data do século XVI. Precisamos lembrar que, nesta época, o calendário era diferente do nosso e o Ano Novo normalmente acontecia entre 25 de março e 01 de abril.

    A confusão começou quando o rei Carlos IX da França decidiu que, em 1564, seria adotado o calendário gregoriano e o Ano Novo passaria a acontecer em primeiro de janeiro.

    Muitas pessoas resistiram a mudar a data, e muitas outras demoraram para mudar um hábito que vinha de séculos. Essas pessoas começaram a receber convites para festas falsas, cartões e presentes no dia primeiro de abril.

    Essas brincadeiras com os “bobos de abril”, como eram conhecidos na época, rodaram a Europa e deram origem ao Dia da Mentira.

    Aqui no Brasil, a cultura de comemorar o Dia da Mentira começou em primeiro de Abril 1828, quando em Minas Gerais circulou o periódico A Mentira que noticiava o falecimento de Dom Pedro II e que foi desmentida no dia seguinte. 

    Muitas pessoas e até empresas aproveitam essa data para descontrair e fazer brincadeiras com seus amigos e clientes. E você, tem alguma brincadeira marcante de primeiro de abril? Conta para a gente!

    Comments are closed.