5 vantagens em adotar o modelo Cross Docking

  • 5 vantagens em adotar o modelo Cross Docking

    5 vantagens em adotar o modelo Cross Docking

    O modelo Cross Docking está, cada vez mais, tomando conta do mundo logístico. Isso acontece por ser uma ótima solução para otimizar o transporte.

    O Cross Docking funciona da seguinte forma: o cliente compra da empresa, a companhia envia o produto para o centro de distribuição ou estoque, lá ele será expedido para o consumidor final. Ou seja, a mercadoria não fica parada em um estoque, ela é redistribuída de forma praticamente imediata.

    Quer entender um pouco mais sobre as vantagens que o Cross Docking pode trazer para sua empresa? Continue lendo!

    1. Redução de custos com estoque

    Por não precisar de um estoque por tempo superior de 24 horas, os custos com armazém são significativamente reduzidos.

    Dessa forma, os investimentos que iriam para o aluguel e gestão, ou terceirização de um armazém podem ir para outra partes da empresa.

    2. Agilidade

    O Cross Docking pode ser otimizado através do agrupamento de encomendas, fazendo com que o veículo chegue ou saia do centro de distribuição cheio.

    Além disso, como a mercadoria passa muito pouco tempo no estoque, ela não precisa passar por diversos processos, como por exemplo a busca pelo produto no armazém antes da distribuição.

    3. Redução de problemas com a falta de mercadorias

    Como a empresa enviará os produtos para o estoque ou centro de distribuição não há o risco de ser realizada a venda de um produto que não está mais disponível.

    Esse erro é muito comum em empresas em que o estoque é mal organizado e onde a equipe de vendas não tem noção sobre as mercadorias disponíveis no armazém.

    4. Redução de perdas por prazo de validade

    Assim como no item anterior, um estoque mal administrado pode fazer com que os produtos passem tempo demais armazenados e passem do prazo de validade.

    Quando a empresa envia o produto e ele passa, no máximo, 24 horas no estoque esse risco é minimizado.

    5. Otimização de capital de giro

    Em estoques tradicionais retém muito capital de giro, o que dificulta novos investimentos em diferentes áreas da empresa.

    Comments are closed.