Armazéns Gerais – A importância da armazenagem

  • Armazéns Gerais – A importância da armazenagem

    Armazéns Gerais – A importância da armazenagem

    A armazenagem nas operações logísticas adquire cada vez mais importância dentro do setor. Isso porque, ter um armazém geral envolve decisões-chave para definir a estrutura de serviços essenciais em uma empresa de transportes.

    A atividade serve para melhorar o equilíbrio entre oferta e demanda. Além disso, a redução dos custos de armazenamento resulta diretamente em um aumento nos lucros da companhia e muito mais benefícios para o consumidor final que utiliza desse serviço.

    E todos sabemos que a cadeia logística é um processo complexo que envolve uma série de etapas que devem ocorrer perfeitamente para garantir que a mercadoria chegue ao destino com rapidez e segurança, além de ser bem armazenada e cuidada. E a armazenagem de mercadorias e cargas desempenha um papel fundamental no processo de distribuição.

    Por isso, apresentaremos a importância da armazenagem na otimização dos processos logísticos. Veja mais sobre o assunto!

     

    O que é um processo de armazenagem?

    Basicamente, a armazenagem se trata do ato de manter diferentes tipos de mercadorias da melhor forma possível em seu armazém. A otimização da ação ocorre com base no peso, na estrutura, na validade e em outros fatores relevantes de cada mercadoria.

    Para garantir o aproveitamento correto de todas as cargas, evitando que fiquem obsoletas ou sofram avarias, é implementada a política de inventário e controle no processo de armazenagem. Ainda mais em um local onde produtos podem entrar e sair de diversas formas.

    Essa função controla fisicamente e mantém todos os itens inventariados. Ao projetar a estratégia de armazenagem, o sistema de administração de depósito e o modelo de armazenamento devem ser definidos de maneira coordenada.

     

    Sistema de gerenciamento de armazenagem

    Trata-se do sistema que determina os critérios para selecionar o produto que deve sair do armazém para atender a uma solicitação específica. O correto gerenciamento de armazenagem afeta diretamente o período de permanência dos produtos no local.

    Uma das práticas mais difundidas nesse sistema é o “First In, First Out” (FIFO), no qual o primeiro produto que chega ao armazém tem prioridade para sair. Além disso, tal gerenciamento tem a função de dirigir a administração do local.

     

    Armazenagem correta das mercadorias 

    Os armazéns devem dispor dos meios mecânicos suficientes e necessários para realizar a armazenagem correta das mercadorias. Se estas forem recebidas sobre paletes, é preciso dispor de algum dos meios ou equipamentos de movimentação para poder manuseá-las com segurança, assim como introduzi-las na zona de armazenagem.

    Em geral, não se pode efetuar uma armazenagem correta nem exigir rentabilidade e eficiência de uma instalação que não esteja dotada dos meios físicos, humanos e materiais adequados.

     

    Controle de estoque

    O aprimoramento da gestão do armazém geral também influencia a precisão do controle de estoque. Prova disso é a melhor organização dos itens a serem estocados no local designado, o que facilita o monitoramento e registro do que está em falta ou em excesso.

    Dessa forma, a programação de novas compras passa a ser totalmente alinhada às verdadeiras necessidades da empresa e à frequência ideal. Em outras palavras, fica mais fácil otimizar a rotatividade dos produtos necessários. Mesmo quando houver mudanças circunstanciais, o sistema de controle do fluxo de entradas e saídas garante o sucesso da operação. 

     

    Treine a sua equipe

    É de extrema importância treinar as pessoas envolvidas no processo de armazenagem das mercadorias. Eles têm que estar cientes de todos os procedimentos, desde o que chega até o que sai pelos caminhões da empresa.

    O ideal é oferecer treinamentos que contemplem todo o funcionamento do armazém e que os colaboradores estejam cientes do trabalho que é feito pelas diferentes equipes. Isso ajuda a criar uma maior sintonia entre as partes envolvidas para que o fluxo seja ainda melhor dentro da empresa.

     

    Principais desafios da armazenagem

    Independentemente de qualquer decisão de armazenamento adotada, existem regras gerais e princípios que devem ser respeitados ou levados em consideração, que regem esse armazém geral. Confira alguns desses pontos:

    Isolamento do setor: o armazenamento não é uma entidade isolada e independente do restante das funções da empresa de transportes. Consequentemente, seu planejamento deve seguir as políticas gerais e ser inserido no plano corporativo, para constar nos objetivos do negócio.

    Cálculo de quantidade: as quantidades armazenadas serão calculadas para que os custos originados sejam mínimos, isso desde que os níveis de serviços desejados possam ser mantidos.

    Disposição do armazém: a disposição do local de armazenagem deve possibilitar o menor esforço para seu funcionamento. Para que isso aconteça, precisam ser minimizados o espaço utilizado, para que aproveite ao máximo o volume de armazenamento disponível. 

    Fora isso, o tráfego interno, que depende das distâncias a percorrer e da frequência com que os movimentos ocorrem. Os riscos, onde é preciso considerar que boas condições ambientais e de segurança aumentam a produtividade do pessoal significativamente. E a inflexibilidade, pois um armazém deve ser o mais flexível possível em termos de estrutura e implementação, para que possa se adaptar às necessidades de evolução ao longo do tempo.

    Quais os benefícios da armazenagem nas operações logísticas?

    Manter os custos operacionais em um valor mínimo é uma prioridade para a maioria das empresas, pois se trata de algo essencial para atingir as almejadas margens de lucro. O processo de armazenagem permite que sejam conquistados este e outros objetivos.

     

    Localização centralizada da armazenagem

    Por meio do processo de armazenagem, a companhia consegue definir locais para a movimentação de mercadorias, otimizando todo o seu fluxo. Isso é muito importante para que as operações do negócio deem certo em todos os âmbitos.

    Os locais sendo centralizados, facilitam o recebimento, a preparação e o envio das mercadorias. Para uma empresa, ter um armazém geral próximo da saída e chegada de veículos, como rodovias que acessam todo o Brasil, e portos, é imprescindível para o recebimento e distribuição de cargas.

     

    Redução de custos

    O armazenamento de cargas permite economias de escala. Ou seja, o negócio pode escalonar as operações sem um aumento significativo nos custos. Com isso, os proprietários das empresas têm a chance de ter um local para deixar os seus produtos e cuidar melhor da distribuição e logística 

    A capacidade de otimizar as operações conforme necessário, sem aumentar consideravelmente os gastos, permite que a empresa aproveite os ciclos e as oportunidades. Isso resulta diretamente no tão desejado aumento da margem de lucro.

     

    Conte com o Armazém Geral de cargas da Joanini

    Em suma, a armazenagem nas operações logísticas é um fator primordial para o sucesso de qualquer negócio. Diferentemente do que muitos pensam, não se trata de algo simples, mas, se trabalhado corretamente, pode não envolver grandes problemas e trazer resultados consideráveis.

    E aqui na Joanini você encontra o serviço de armazenagem geral, onde as mercadorias são movimentadas e alocadas em nosso estoque, onde também é feito controle do inventário, onde as informações dos sistemas são comparadas com os produtos existentes no espaço físico.

     

    Contando com uma única prestadora de serviços logísticos para realizar todas as etapas de forma integrada, sua empresa conta com benefícios a curto prazo. O fornecimento de estruturas e recursos adequados para as necessidades do seu negócio é com a gente. Entre em contato com um de nossos especialistas agora mesmo e saiba mais!

    Comments are closed.