Cargas Controladas: Entenda o processo de transporte de produtos químicos

  • Cargas Controladas: Entenda o processo de transporte de produtos químicos

    Cargas Controladas: Entenda o processo de transporte de produtos químicos

    O transporte de cargas controladas é algo complexo, que deve ser feito com muita atenção para que não haja nenhum tipo de erro. Para isso, é preciso seguir diversas regras impostas pelas autoridades competentes.

    A primeira delas é ter um time qualificado e especializado no transporte de cargas controladas. Além disso, é preciso seguir todas as normas impostas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

    Outra regra importante é a de que toda a carga deve ser devidamente acondicionada em embalagens apropriadas. Além disso, é preciso que haja um rótulo com as informações sobre o conteúdo da carga e os cuidados que devem ser tomados com ela.

    Também é preciso que haja um plano de emergência para o caso de acidentes durante o transporte. Esse plano deve ser elaborado pelo próprio transportador e deve conter todas as informações necessárias para o atendimento de um eventual acidente.

     

    Transporte de Produtos Químicos

    O transporte de produtos químicos deve ser feito com cuidado para evitar vazamentos ou acidentes. As embalagens devem estar em boas condições e bem etiquetadas. É importante seguir as instruções do fabricante para o transporte seguro de produtos químicos.

    Além disso,  é importante conhecer as legislações e normas que regem o transporte de produtos químicos, bem como os procedimentos de emergência para o caso de acidentes.

     

    Licenças para Logística de Produtos Controlados

    Devido à natureza dos produtos controlados, a logística deles requer a autorização de diversas agências governamentais, é preciso estar atento às licenças obrigatórias para a atividade.

    Para a logística de produtos controlados, é preciso ter a autorização do Conselho Nacional de Controle de Estoques de Produtos Controlados (CONAC). A instituição fiscaliza essa atividade e dá orientações para que as empresas cumpram as normas.

    Além disso, é preciso cumprir as normas da Vigilância Sanitária, que regulamenta a venda e importação de produtos. Essa instituição fiscaliza o transporte de produtos alimentícios, por exemplo, e os cuidados que devem ser tomados para mantê-los em boas condições.

    Outra licença obrigatória para a logística de produtos controlados é a autorização de transporte rodoviário de produtos perigosos. Essa licença é concedida pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

    Ainda é preciso ter a autorização para armazenagem de produtos perigosos, concedida pelo Corpo de Bombeiros. É obrigatório fazer a inspeção do espaço antes de iniciar as atividades.

    Para a logística de produtos controlados, é preciso seguir essas normas e licenças para ter o devido funcionamento dos processos. Sem elas, o negócio não pode seguir adiante e pode ser multado.

     

    Transporte de Cargas Inflamáveis

    O transporte de cargas inflamáveis tem que ser feito com todo o cuidado, pois oferecem risco extremo a quem transporta e a todos ao redor. Basicamente, existem dois tipos de cargas inflamáveis: líquidas e sólidas. Nós da Joanini, realizamos o transporte de cargas inflamáveis, uma delas é o aerossol.Os líquidos inflamáveis são produtos que geram uma reação de combustão quando em altas temperaturas. Esse é o exemplo de combustíveis como a gasolina, o álcool e o óleo diesel. Já os sólidos inflamáveis são substâncias que se tornam inflamáveis em contato com as chamas ou com a ocorrência de atrito, como o enxofre.

    E para fazer esse tipo de transporte, é necessária uma autorização especial para a movimentação desse material por meio de um curso de transporte de cargas perigosas que é direcionado a condutores habilitados. 

     

    Curso para transporte de cargas perigosa: o MOPP

    MOPP é a sigla de Movimentação de Produtos Perigosos, que é um curso obrigatório por força da Resolução 168/2004 do CONTRAN para condutores habilitados que pretendem conduzir veículos de transporte de produtos perigosos ou de emergência. O MOPP tem validade de 5 anos, e possui um valor de investimento baixo perto do que pode proporcionar e precisa ser renovado seguindo a legislação.

    Isso significa que com uma qualificação MOPP, os motoristas recebem todas as informações para tornarem-se mais responsáveis no trânsito ao transportar cargas perigosas. Isso contribuirá para reduzir os riscos de acidentes, além de aumentar a própria segurança do motorista e de terceiros.

    No geral, ele prepara os motoristas para reverter situações adversas relacionadas ao transporte de carga, como acidentes ou vazamento dos produtos, por exemplo. Além disso, orienta sobre diferentes aspectos de segurança, que envolvem a atividade.

    Também é importante lembrar que, além da MOPP, é preciso ter o veículo homologado pelo INMETRO e os documentos regulamentadores para o transporte de cargas em dia e em mãos. Só assim é possível realizar atividade em rotas nacionais com produtos perigosos em segurança. 

    Por isso, todos os nossos motoristas possuem certificado MOPP, para garantir o transporte seguro da sua carga.

     

    Na Joanini

    Você pode contar com o conhecimento dos profissionais da Joanini para manter a sua carga controlada na melhor condição possível.

    A empresa conta com a mais completa estrutura logística e equipamentos, atende aos mais exigentes requisitos de temperatura, higiene e sanidade.

    Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que vamos te ajudar! Gostaria de saber mais sobre o universo da logística? Acesse nosso portal e fique por dentro das curiosidades e novidades do segmento.

    Comments are closed.