Como a sinalização pode salvar sua vida no trânsito?

  • Como a sinalização pode salvar sua vida no trânsito?

    Como a sinalização pode salvar sua vida no trânsito?

    Os motoristas brasileiros enfrentam diversos problemas com relação à sinalização e condições das estradas no país. De acordo com o Banco Mundial, 50 mil pessoas morrem anualmente por conta de acidentes de trânsito e 50% desse grupo são pedestres, ciclistas e motociclistas.

    Muitos desses acidentes poderiam ser evitados, caso a sinalização do local fosse feita de forma correta ou que fosse respeitada.

    Segundo Áurea Rangel, diretora executiva da Hot Line, empresa fornecedora de materiais para a fabricação de placas de trânsito, a sinalização é essencial para que não haja o comprometimento da fluidez do fluxo de motoristas e pedestres, além disso, ela conclui que é necessário zelar pelas sinalizações para que elas não sejam vandalizadas ou encobertas.

    Ela ainda explica que as sinalizações devem, em algumas ruas, orientar e proteger os pedestres.

    As sinalizações de trânsito podem ser feitas por meio de placas, marcações de pavimentos e materiais antiderrapantes colocados nas calçadas.

    Porém, colocar a sinalização adequada no trânsito não basta, é necessário que os motoristas e pedestres sejam conscientes e respeitem a sinalização.

    De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito há uma hierarquia nas ruas brasileiras, onde os veículos maiores são responsáveis pela proteção dos menores, assim como os veículos sobre rodas são responsáveis pela proteção de pedestres.

    Não ultrapassar no sinal vermelho, respeitar a faixa de pedestre e respeitar as velocidades indicadas são apenas alguns exemplos de formas simples que podem fazer a diferença no trânsito e evitar acidentes.

    Comments are closed.