Como funciona a cadeia de suprimentos na Logística?

  • Como funciona a cadeia de suprimentos na Logística?

    Como funciona a cadeia de suprimentos na Logística?

    A cadeia de suprimentos e o restante da operação logística precisam estar intimamente ligadas para que as operações do seu negócio funcionem da melhor maneira possível.

    Quer saber mais sobre o funcionamento da cadeia de suprimentos dentro da logística? Continue lendo!

    Cadeia de suprimento e logística

    Muitas pessoas confundem a cadeia de suprimento com a logística, mas essas operações não são sinônimos. Estão sim, interligadas, conectadas e são dependentes entre si, mas não podem ser consideradas como sinônimos.

    A cadeia de suprimentos são métodos e sistemas operacionais que estão ligados de forma direta ou indireta ao produto. São operações de compra, venda entre muitas outras que envolvem desde a produção até os índices de satisfação do cliente.

    A logística é uma parte da cadeia de suprimentos, que envolve o trânsito do produto desde o momento que sai da empresa até sua chegada ao cliente.

    O que inclui cada etapa?

    Para entender um pouco mais, continue lendo para saber o que inclui a logística, e o que inclui a cadeia de suprimentos:

    A logística inclui: o transporte, armazenagem, execução e logística reversa.

    A cadeia de suprimentos inclui: compras, planejamento de fornecimento, planejamento de demanda, gestão de estoque, fabricação e logística.

    Com uma boa organização da cadeia de suprimentos tem-se menos problemas na etapa logística, pois é a última etapa do produto antes da chegada ao cliente.

    Já a logística, por ser parte integrante dela, afeta totalmente a cadeia de suprimentos. Por exemplo, caso tenha algum problema na entrega de produtos eles voltarão para o estoque e precisarão ser catalogados e afetará o planejamento de demanda daquele período.

    Comments are closed.