Como reduzir o desgaste do pneu do caminhão – Joanini

Como reduzir o desgaste do pneu do caminhão

  • Como reduzir o desgaste do pneu do caminhão

    Como reduzir o desgaste do pneu do caminhão

    Manter os pneus em dia ajuda a garantir o bom desempenho durante a viagem. Confira aqui algumas dicas.

    Os pneus são um dos principais fatores de garantia de uma boa viagem. Isso vale para qualquer veículo mas, quando falamos em transporte de carga, eles são ainda mais importantes. Depende deles o bom desempenho da viagem, o tempo e a segurança. Por isso eles devem ser muito bem cuidados.

    É sempre bom lembrar que pneus bem cuidados, além de diminuir gastos, garantem sua segurança em viagem. Para ajudar você, preparamos aqui algumas dicas sobre como diminuir o desgaste dos pneus do seu caminhão:

    Faça sempre o rodízio dos pneus

    O rodízio diminui o desgaste. Trocando os pneus de lugar, você garante que todos sofrerão o mesmo desgaste ao longo do tempo e isso aumenta sua durabilidade.

    Pode ser bom viajar à noite

    Viajando à noite, você evita o calor do asfalto, que faz mal aos pneus por causa da abrasividade que corrói a borracha. Mas não abuse! Respeite seus limites e não coloque em risco sua dirigibilidade.

    Dirija com responsabilidade

    Manter velocidades baixas faz com que os pneus durem mais e, ainda, ajuda a aumentar a segurança nas estradas, já que o caminhão fica mais estável. Além disso, evitam-se as freadas repentinas e curvas em alta velocidade, que também desgastam mais os pneus.

    Mantenha a calibragem dos pneus

    A calibragem é uma garantia de economia. Manter a calibragem ideal para cada tipo de caminhão e carga ajuda, e muito, a aumentar a durabilidade dos pneus.

    Limpeza dos pneus

    Parece bobagem mas pneus acumulam restos de óleo, graxa e sujeira. Mantê-los limpos diminui o desgaste e te ajudam a ver se algum objeto preso a ele que possa fura-lo.

    Balanceamento e alinhamento de pneus de caminhão

    Devem ser feitos a cada 15 mil quilômetros rodados, garantindo maior vida útil aos pneus. Se você notar que a direção está puxando para um dos lados, ou que o caminhão está trepidando, deve fazê-lo imediatamente.

    Use a tecnologia para controlar sua frota

    Hoje existem softwares para gestão de frota que ajudam bastante no controle de viagens. Use-os para monitorar o desempenho e obter dados que otimizem o uso dos pneus na estrada.

    Defina a melhor rota

    Tudo o que falamos aqui funciona ainda melhor se a rota for muito bem planejada, com a escolha do caminho mais seguro, ágil e, claro, econômico.

    Sobre a Joanini Transportes

    A Joanini atua desde 2006 no mercado de transporte rodoviário de cargas. Uma referência no setor, está estrategicamente localizada na cidade de Itatiba (SP), a 80 quilômetros da capital paulista e muito próxima das principais rodovias que interligam o Brasil de Norte a Sul.
    Com filiais localizadas em Camaçari (BA), Cabo de Santo Agostinho (PE), Estiva (MG) e Goiânia (GO), mantém uma estrutura pronta para atender os mais diversos segmentos do mercado.

    Comments are closed.