Entendendo a diferença entre logística inbound e outbound

  • Entendendo a diferença entre logística inbound e outbound

    Entendendo a diferença entre logística inbound e outbound

    Você conhece a diferença entre logística inbound e outbound? Pois é, os dois modelos existem e saber como trabalhar em cada um deles pode fazer a diferença na hora de administrar prazos e custos. Para que você não se perca, vamos falar um pouco sobre os dois conceitos e suas características:

    Logística inbound – é aquela que trata da matéria prima dos fornecedores até a chegada na Industria. Na prática, ela cuida do transporte, recebimento e descarga deste material, além da devolução das embalagens.

    Logística outbound – cuida da outra ponta do processo: a entrega do produto pronto para centros de distribuição, lojas ou consumidores finais. Aqui estamos falando da distribuição de todas as mercadorias prontas.

    Logo, entendemos que a logística inbound tem um foco maior no processamento de informações e na garantia da qualidade da produção e manutenção do estoque. A logística outbound, por sua vez, tem uma preocupação maior com a eficiência para o cumprimento de prazos de entrega e solução de eventuais problemas, como trocas e devoluções.

    Além dos objetivos distintos, os dois modelos contam também com indicadores de desempenho específicos, tais como: 

    Prazos de entrega – a logística inbound administra os prazos partindo da cidade do fornecedor e tendo como ponto de chegada a empresa. Na outbound, a entrega parte da fábrica e tem como destino o consumidor final, podendo passar por centros de distribuição e pontos de apoio. Isso torna o planejamento diferente.

    Custos – como o planejamento é diferente, as estratégias de custos também são. Se no outbound é possível cortar custos mudando o sistema de armazenagem, no inbound é preciso entrosar bem as equipes de compras e almoxarifado para reduzir atrasos. É preciso analisar e identificar os pontos de economia de cada processo. 

    Características próprias – na hora de planejar, é preciso levar em conta as características próprias de cada modelo. Os dois modelos, portanto, precisam contar com processos próprios estabelecidos e integrados, garantindo o fim dos atrasos, dos estoques defasados ou cheios e a entrega ao consumidor dentro do prazo prometido.

     

    A Joanini conta com profissionais especializados para ajudar sua empresa a planejar estes processos. Se quiser entender como, é só conversar com a gente!

     

    Comments are closed.