Extravio de carga, procedimentos a serem seguidos

  • Extravio de carga, procedimentos a serem seguidos

    Extravio de carga, procedimentos a serem seguidos

    Extravio de carga: procedimentos a serem seguidos

    Ao assumir o transporte de cargas, toda a empresa deve estar ciente que existe um risco, mesmo que mínimo de uma carga acabar extraviada. O produto extraviado é uma situação para a qual as empresas que enviam cargas via transportadoras precisam estar preparadas.

    Ainda que sua empresa não tenha culpa por um produto perdido, ela pode adotar medidas para contornar a insatisfação do cliente gerada pelo problema. Principalmente, evitar que episódios semelhantes aconteçam.

    Veja as principais informações sobre produtos extraviados e quais são os procedimentos a serem seguidos quando isso acontece, além de garantir que algo assim não aconteça mais, pois sempre há formas de evitar os transtornos desse problema.

     

    O que é extravio de carga?

    O extravio de carga acontece quando a mercadoria se perde durante a entrega, seja no trajeto ou durante o manuseio na transportadora. Por algum motivo, ela se perdeu pelo caminho e não chegou ao destino final.

    Essa situação acontece após a efetivação da compra pelo cliente e o envio do produto por parte do vendedor. E há uma série de situações que podem levar ao produto extraviado.

    Por melhor que seja a empresa de transporte, o extravio é um risco comum, uma vez que as encomendas passam por inúmeras mãos e veículos até chegarem ao seu destinatário. Por isso, você precisa saber exatamente o que é pedido extraviado e como proceder caso se depare com esse status no seu rastreamento.

     

    O que pode provocar o extravio de carga?

    Não existe somente uma razão para que isso aconteça. Na verdade, isso pode acontecer por vários motivos, cada um com sua característica. Como por exemplo:

    Erros logísticos:

    podem acontecer nas etapas de preparo, armazenamento e transporte das mercadorias, pois um simples desencontro de informações pode resultar em troca de pedidos ou até endereços errados ou incompletos. Até por isso, situações com produtos extraviados são mais comuns com empresas que não possuem um planejamento detalhado da sua logística.

    Falta de controle interno:

    um controle da entrada e saída de produtos é uma etapa importante. Um sistema para a gestão de estoque, por exemplo, pode ajudar a equipe a acompanhar todas as etapas do produto até que chegue ao cliente. Assim, há um risco menor de sofrer com produtos extraviados.

    Roubo e furto:

    por mais criteriosa que uma empresa possa ser em seu processo logístico, não exclui a possibilidade de roubos e furtos de mercadorias. Até porque essas situações podem acontecer nas etapas da transportadora. E nos casos em que o roubo ou furto acontece na transportadora, é comum que a empresa indenize o vendedor.

    Endereço de entrega errado ou incompleto:

    sempre pode ter um erro em relação ao endereço de destino. Se as informações foram digitadas incorretamente pelo cliente, se uma embalagem errada for usada ou se a etiqueta de endereço cair de um pacote, o produto não terá como ser entregue.

    Imprevistos:

    coisas inesperadas sempre podem acontecer e, talvez, acarretar prejuízos para mais de um remetente ao mesmo tempo. Isso acontece em casos de incêndios ou acidentes que destroem uma quantidade enorme de produtos.

     

    O que fazer em caso de produto extraviado?

    Depois que uma mercadoria é enviada, a responsabilidade sobre ela é da transportadora. Todas as transportadoras precisam de um seguro e, caso ocorra algum problema, o cliente e o fornecedor devem ser informados imediatamente.

    Após isso, buscar saber em que etapa ocorreu o extravio da carga, pois antes de tomar alguma medida, é preciso entender qual foi a falha e em qual etapa do processo ela aconteceu para procurar oferecer uma solução.

    Em seguida, será preciso enviar novamente o pedido para o cliente. Por isso, tente fazer de forma expressa para evitar que ele espere muito mais tempo por sua entrega. Nesse caso, infelizmente, você terá um prejuízo para reenviar a mercadoria, mas ao menos conseguirá manter o cliente.

     

    Evite ter um produto extraviado

    Algumas medidas podem ser tomadas para assegurar que a encomenda dos seus clientes chegue ao destino sem problemas. Entre eles estão a emissão de nota fiscal de forma correta, código de rastreio externo e interno, seguro de encomenda, verificar se o endereço de entrega está certo, confirmação de entrega, opções de entrega flexível ou com hora marcada e passar segurança da sua logística para o cliente.

    Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil garantir um transporte de cargas e mercadorias muito mais seguro e eficiente para a sua empresa e seus clientes, além de mostrar um grande diferencial.

     

    Na Joanini

    Você pode contar com o conhecimento dos profissionais da Joanini para garantir a retirada e a entrega da sua mercadoria ou produto. A empresa conta com a mais completa estrutura logística e equipamentos, que atende aos mais exigentes requisitos do mercado

    Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco que vamos te ajudar! Gostaria de saber mais sobre o universo da logística? Acesse nosso portal e fique por dentro das curiosidades e novidades do segmento.

     

     

     

    Comments are closed.