O que é Supply Chain?

  • O que é Supply Chain?

    O que é Supply Chain?

    Você provavelmente conhece o termo em inglês Supply Chain mas você sabe o que ele significa na prática?

    Literalmente, esse termo significa “cadeia de suprimentos” e se refere aos diversos caminhos por onde um produto passa desde sua produção, muitas vezes considerando até a retirada de matérias-primas, até sua chegada ao consumidor final.

    Na cadeia do supply chain estão inseridas atividades como compra dos produtos, transporte, armazenamento, embalagens, gerenciamento, venda, distribuição e até mesmo, outras atividades que não estão tão diretamente ligadas ao operacional como atendimento ao cliente, gestão financeira e marketing.

    O supply chain envolve os produtores, distribuidores e lojistas. Ou seja, envolve todos os profissionais pelos quais o produto passa antes de chegar ao cliente final.

    A logística e a cadeia de suprimentos estão tão intimamente ligadas que não se tem de forma clara se o supply chain é parte da logística ou vice-versa.

    Enquanto a logística foca no transporte da mercadoria, e em todas as etapas para que ele ocorra, o supply chain vê a cadeia como um todo, planejando todo o fluxo de produtos considerando o impacto no negócio e nos clientes.

    Para que o supply chain ocorra de forma organizada é necessário que os produtos cheguem ao consumidor no tempo, condições e quantidades combinadas, e isso é responsabilidade da logística. Caso haja alguma falha na logística o supply chain todo será impactado.

    Dentro de uma empresa, na prática, o supply chain irá controlar tudo referente à compra de produtos, armazenagem, controle de pedidos, entregas e possíveis devoluções e trocas.

    Uma boa gestão do supply chain pode trazer benefícios visíveis para a empresa, como por exemplo aumento da satisfação dos clientes, pois os produtos serão entregues no prazo e sem avarias, redução de custos ao minimizar gastos com espaços ociosos em armazéns e aumento de receitas ao procurar sempre parcerias competitivas.

    Comments are closed.