Padronização de frota: O que é e qual é a sua importância?

  • Padronização de frota: O que é e qual é a sua importância?

    Padronização de frota: O que é e qual é a sua importância?

    Uma das maiores preocupações das empresas do setor de logística e transporte é poder se destacar no mercado e sempre ser reconhecida. E uma das melhores maneiras de se fazer isso é com a padronização de frota.

    Esse é um jeito no qual a empresa consegue fortalecer a sua marca, fazer com que os clientes associem determinada imagem com o seu negócio e ainda ainda proteger o seu veículo. Por isso, investir nessa padronização dos seus veículos pode ser um bom negócio de diversas maneiras. 

    Contudo, devemos lembrar que essa estratégia deve ser bem pensada para garantir resultados mais assertivos. Além disso, não é algo que você possa fazer como bem entende, pois é preciso atentar-se às normas e a regras deste tipo de serviço.

     

    Vamos saber mais sobre a padronização de frota, como ela funciona e seus benefícios em nosso blog de hoje. Confira!

     

    O que é a padronização de frota?

    Antes de falarmos sobre a padronização, é importante ter bem claro como funciona uma frota, porque isso irá direcionar os tipos de alterações que você pode realizar nos seus veículos. 

    Você já sabe que toda empresa de transporte de cargas pode ter uma frota própria. Ou seja, caminhões ou carros que a empresa comprou e que pode customizar do jeito que quiser, além de poder revendê-los. Outra opção também é ter uma frota terceirizada. E neste último caso, a transportadora contrata uma outra empresa que fornece, por tempo previamente acordado, os veículos que forem mais adequados para os seus serviços.

    Como os automóveis não são de propriedade da transportadora, é preciso conversar com a empresa terceirizada para saber se há a possibilidade de realizar a customização de acordo com o que ela quer.

    Contudo, a padronização de frota, como o próprio nome diz, é uma forma de criar um modelo a ser reproduzido com a identidade da marca com todos os veículos seguindo um padrão estético. Ela pode ser feita por meio do envelopamento ou adesivação do automóvel. 

    E com a circulação dos veículos pelas cidades, eles também realizam a divulgação da marca, como anúncios ambulantes. Então investir em padronização de frota é também uma estratégia de marketing para o seu negócio.

     

    Quais são as vantagens de padronizar sua frota?

    Quando você pensa em como montar uma frota de caminhões ou veículos de uma forma geral, é preciso analisar uma série de variáveis como: custos, manutenção, qualidade de entregas, entre outras coisas. Por esse motivo, a padronização é um elemento chave nesse quebra-cabeça.

    Pense que quando você cria um padrão de veículos, em caso de manutenção, por exemplo, é possível solicitar peças em grandes quantidades, o que barateia o custo desta reposição e manutenção da sua frota como um todo.

    O tempo de impossibilidade de realizar um determinado tipo de serviço por conta dos problemas acaba sendo menor, otimizando o tempo de concerto e ficando menos tempo com um veículo parado.

     

    Além disso, essa padronização traz muitos outros benefícios, como: 

     

    Fortalecimento de marca

    Um dos principais objetivos em relação à padronização de frota é a promoção e divulgação da marca por meio de seus veículos. Essa é a grande estratégia por trás da padronização da frota, que vai fortalecer a sua marca para que ela seja reconhecida e poder engajar potenciais clientes que já estejam vendo o seu nome.

    Essa é uma das formas de atingir pessoas que veem o carro envelopado ou adesivado com o logo e telefone da sua empresa e que precisam daquele serviço.

    No cenário ideal, essa pessoa pode até não precisar do seu trabalho naquele momento, mas de tanto ver a sua marca circulando pelas cidades, ela lembra de você na hora que realmente precisar dos seus serviços. Por este motivo, podemos afirmar que a padronização da frota é um grande investimento para o seu negócio.

     

    Proteção do veículo

    Ao personalizar seus caminhões com adesivos ou envelopamentos, automaticamente, você também está criando uma proteção extra à lataria do veículo. Sendo assim, ainda que este não seja o objetivo principal da personalização, deve ser considerado um fator benéfico para a frota.

    O fato é que essa cobertura na carroceria da sua frota ajuda a preservá-la por mais tempo, protegendo de possíveis danos decorrentes do clima ou do dia a dia. Além disso, é mais difícil haver roubo de veículos que são facilmente identificáveis do que aqueles comuns, que vemos o tempo todo nas ruas.

     

    Baixo custo

    A personalização de todos os carros pode se tornar também mais econômica, tendo em vista que os insumos utilizados (adesivos, pinturas, acessórios etc.) serão basicamente os mesmos para toda a frota. A padronização, tanto na parte estética como mecânica dos veículos, reduz o custo de manutenção.

    Como vimos, essa capa adesiva protege o caminhão ou automóvel de possíveis danos à carroceria e o padrão de peças faz com que as despesas da manutenção preventiva saiam mais em conta, visto que é possível pedir os itens em larga escala.

     

    Realizando o planejamento de padronização da sua frota

    A parte principal da padronização de frota é planejar muito bem o que será feito. Só assim é possível conquistar um excelente resultado e que de fato impacte positivamente a marca. E antes de realizar a modificação em seus veículos, é preciso conseguir a autorização do Detran para tal a customização.

    Pensando nisso, elencamos alguns fatores que devem ser levados em consideração na hora de estruturar o seu padrão para todos os veículos presentes em sua empresa, como:

     

    Tipo de personalização da frota

    É possível personalizar a frota inteira somente através de pinturas ou envelopamento. Nesse ponto, é preciso considerar qual a opção que melhor se enquadra na imagem que você quer passar para todos que estão vendo seus veículos.

    Não esqueça de incluir informações importantes como: o logo, nome da sua empresa, telefone para contato, endereço e serviços oferecidos.

     

    Custo de personalização da frota

    Esse ponto anda lado a lado com o tópico descrito acima. Afinal, a decisão do tipo de padronização de frota vai levar em conta o orçamento disponível e como você quer que seus veículos fiquem.

    A grande vantagem é que o envelopamento, por exemplo, não costuma ser um recurso tão mais caro quanto pintar novamente a lataria dos veículos da sua frota.

     

    Qualidade do trabalho na personalização da sua frota

    É muito importante que a qualidade da personalização da sua frota seja impecável. Essa, muitas vezes, é a porta de entrada de muitos clientes para a sua empresa, sendo na grande maioria o primeiro contato deles com o seu negócio, principalmente de forma visual.

    É muito importante impressionar logo à primeira vista. Por esse motivo, a qualidade de adesivagem e pintura são primordiais. Então não sobrecarregue o veículo de informações, para que o seu possível cliente não fique saturado ao ver seus veículos.. Seja direto e assertivo na mensagem que deseja passar para o seu público-alvo.

     

    Treinamento dos condutores da sua frota

    Tão importante quanto a aparência da sua frota é a maneira como os colaboradores da sua empresa representam o seu negócio. Por isso, o treinamento dos seus motoristas é essencial. 

    Vale reforçar a ideia de que a padronização de frota não deve se limitar unicamente a uma estética visual, mas também englobar outros diferenciais.

    Por exemplo, os próprios motoristas e ajudantes também devem fazer parte direta deste processo, como por exemplo: 

     

    – Usar uniformes;

    – Fazer atendimentos personalizados;

    – Ter condução adequada;

    – Prezar pela segurança no transporte;

    – Cuidar com a forma de armazenamento e manipulação das cargas;

    – Garantir qualidade dos atendimentos.

    Você não vai querer ser conhecido como a transportadora cujos veículos infringem as regras de trânsito ou que os seus motoristas coloquem em risco a vida de terceiros por conta da sua direção, além de não conseguirem ser cordiais e educados com os seus clientes.

    Então, ter uma condução responsável, empregar muita qualidade em todas as entregas e ter um bom relacionamento com seu cliente é primordial. Tudo isso faz parte do marketing e da padronização de frota da sua empresa e não pode ser deixado de lado em momento algum.

     

    Objetivo e propósito da padronização de frota

    Como falamos, um dos principais objetivos da padronização de frota logística é a criação de uma identidade visual única e exclusiva da empresa por meio de seus veículos. No entanto, esse não é o único motivo que leva as empresas a padronizarem seus carros. 

    É possível também agregar valores estratégicos e operacionais com esta prática. Por isso, é muito importante avaliar esses pontos e definir, de fato, quais são os objetivos buscados nessa padronização.

    Por exemplo, se a ideia é transportar mais cargas, a escolha de modelos específicos de caminhões pode ser uma estratégia fundamental e, portanto, deve ser levada em consideração na hora de padronizar a frota.

    Por outro lado, se a ideia é apenas carregar a imagem da empresa nas entregas, a simples personalização estética já pode ser suficiente.

     

    Eficiência operacional

    Por fim, a padronização de frota deve carregar consigo eficiência, seja na transmissão da identidade visual criada, seja em questões operacionais.

    Em outras palavras, é fundamental que esta estratégia consiga levar a comunicação adequada por meio dos veículos e, ao mesmo tempo, tenha suas operações realizadas de forma eficaz.

    Caso contrário, problemas como entregas atrasadas, erros na distribuição, devoluções, reclamações de clientes, entre outros, também serão atrelados àquela imagem e, portanto, trarão efeitos negativos e indesejáveis para a sua marca.

     

    Conte com a frota da Joanini para o seu transporte

    Para atender às mais diferentes demandas do mercado, a Joanini possui uma frota moderna, renovada e equipada com sistemas de alta tecnologia para o transporte de cargas volumosas, refrigeradas e extra pesadas. 

    Os veículos da Joanini são totalmente padronizados, e possuem instalado um eficiente sistema de rastreamento controlado por software. Através de uma central, que atua 24 horas por dia, sete dias por semana, com acompanhamento em tempo real do posicionamento das cargas. 

    As mais diversas opções oferecidas pela Joanini permitem o transporte, usando a capacidade total do veículo, assegurando melhor relação de custo (R$/Ton) ao embarcador. Além disso, a qualidade dos nossos serviços se complementa com a oferta de carros de apoio para atendimento comercial, operacional e emergencial. 

     

    Fale com um de nossos especialistas agora mesmo e saiba mais sobre a frota padronizada da Joanini para atender a demanda do seu negócio. Estamos esperando o seu contato!

     

    E curtiu o conteúdo, fique ligado em nosso site e redes sociais para mais.

     

    Comments are closed.