QUAL É O PRÉ REQUISITO PARA UM TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS?

  • QUAL É O PRÉ REQUISITO PARA UM TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS?

    QUAL É O PRÉ REQUISITO PARA UM TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS?

    Conheça melhor sobre a certificação SASSMAQ para transporte de produtos químicos.

     

    As certificações para transportadoras são instrumentos importantes e eficazes para empresas que buscam se destacar da concorrência através do cumprimento de determinadas exigências além de garantir segurança no transporte de determinados produtos.

     

    Uma das principais vantagens das certificações para transportadoras: elas mostram que seus serviços são de qualidade e transmitem segurança aos clientes e ao governo.

     

    São poucas transportadoras que tem uma certificação para  transporte de produtos químicos. Como se trata de uma carga excepcionalmente perigosa, um dos  pré requisitos é obter a certificação SASSMAQ, isto traz aos seus clientes a garantia de que o transporte é feito da maneira mais segura possível. 

     

    🚛 O QUE É O SASSMAQ?

    Lançado pela Abiquim (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) em 2001, o SASSMAQ é o Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade que possibilita a avaliação do desempenho das empresas que prestam serviços à indústria química.

     

    O SASSMAQ está dividido em 5 módulos: Rodoviário, Estação de Limpeza, Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos, Navios e Ferroviário. O módulo Rodoviário, o primeiro que foi lançado, é voltado a transportadoras e operadoras logísticas.

     

    🚚 PARA O QUE SERVE ESTA CERTIFICAÇÃO?

    O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas com o objetivo de reduzir, de forma progressiva, os riscos nas operações de transporte e distribuição. É um programa baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), voltado à melhoria do desempenho em segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos químicos, do Cefic – Conselho Europeu das Federações das Indústrias Químicas.

     

    Principais benefícios:

    • Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;
    • Diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas;
    • Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;
    • Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;
    • Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;
    • Estar qualificada a prestar serviços a indústria química no geral.

    🏢 QUAIS AS VANTAGENS PARA O EMBARCADOR?

    No total, existem hoje no Brasil mais de 140 mil empresas e cerca de 740 mil profissionais autônomos, totalizando mais de 2 milhões de veículos de carga.

     

    Essas empresas de transporte no Brasil sofrem muito com a falta de profissionalização, principalmente pela falta de uma gestão competente.  

     

    Segundo relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil ocupa a 4 colocação entre os países com maiores índices de acidentes do mundo.

     

    Segundo as gerenciadoras de risco no mercado, as 05 principais causas de acidentes envolvendo cargas no Brasil podem ser neutralizadas mediante uma gestão eficiente dos operadores logísticos, que é justamente o objetivo do SASSMAQ.

     

    🍀 CONCLUSÃO

    Neste texto entendemos como é importante a certificação para transportadoras, além de ganharem destaques sobre o mercado, tem a SASSMAQ que é pré requisito para transportar produtos químicos e garante uma neutralidade em acidentes em operações logísticas nas estradas. Nós da Joanini temos a preocupação em manter atualizadas nossas certificações e de ter uma equipe treinada e capacitada para atender este segmento. Somos uma das poucas empresas no mercado que tem essa conscientização para transporte de carga química. 

     

    FICOU COM ALGUMA DÚVIDA? NECESSITA DE UM PARCEIRO? FALE COM A NOSSA EQUIPE

    Comments are closed.