Transporte de cargas que chegam do porto

  • Transporte de cargas que chegam do porto

    Transporte de cargas que chegam do porto

    Transporte de cargas que chegam do porto

    Com a chegada do navio no porto, ocorre a descarga das mercadorias a bordo. É importante que este procedimento seja rápido para que cada embarcação seja descarregada e o envio seja distribuído e feito no menor tempo possível.

    Por outro lado, as atividades executadas nos processos portuários apresentam riscos. E por isso, devem ser realizadas visando as normas de segurança dos operadores e equipamentos.

    O tempo médio de movimentação dessas cargas, que normalmente vem em contêineres, é de um minuto cada, a depender do local na embarcação onde eles são posicionados. Os contêineres retirados do navio são movimentados com o uso de portêineres, que são guindastes que podem içar 75 toneladas e utilizados para movimentar os contêineres, retirando-os das embarcações e levando-os até os caminhões que transportarão as cargas ao seu destino.

     

    Tipos de veículos que fazer o transporte do porto para o Brasil

    Caminhões são essenciais para a logística de transporte de mercadorias e cargas em todo o Brasil. O transporte rodoviário é o principal responsável pela movimentação desses materiais, seja para deixar o que vai ser exportado para o fora do país, seja para levar o que é importado ou chega via transporte marítimo para ser distribuído por todo o Brasil.

    Entre os veículos de transporte, estão bitrens graneleiros, caminhões tanques, semirreboques graneleiros, silos e semirreboques porta-contêineres. Esses tipos de implementos são as composições que diariamente entram e saem (ou pelo menos tentam) do cais mais movimentados dos portos brasileiros.

     

    O carregamento no Porto

    O principal meio de se carregar um caminhão ou carreta nos portos para distribuição dessas cargas são por meio de contêineres, paletes ou caixas de madeira, dependendo do tamanho e da natureza da carga.

    A intensa movimentação dentro e fora dos terminais dos portos é feita geralmente por caminhões tracionando semirreboques de três eixos, com plataformas dimensionadas para transportar equipamentos de 20 ou 40 pés – medidas adotadas internacionalmente. Porém, não é difícil presenciar caminhões tracionando bitrens com contêineres.

    Os terminais que trabalham com esses equipamentos normalmente recebem os caminhões em uma área onde os contêineres, os paletes ou caixas de madeira são colocados por uma empilhadeira ou guindaste. O caminhão vai receber sua carga de acordo com o frete previamente acertado.

    Todas essas operações de transporte são realizadas diariamente, e tendem a quebrar recordes anuais uma vez que a economia encontra-se aquecida. 

     

    Container: a modalidade mais usada para transportar de cargas do porto

    O transporte de container é uma das modalidades mais usadas na logística, visto que esses compartimentos possuem o tamanho e a praticidade ideais para o transporte de cargas dos mais diferentes tipos. Além disso, encaixá-los nos caminhões para levá-los pelas estradas e rodovias e descarregá-los de forma mais rápida e segura é um ponto muito positivo.

    No entanto, embora essa seja uma atividade comum, ela é também especializada, pois os veículos utilizados para o transporte desse tipo de estrutura são específicos. Além disso, também há normas a serem seguidas no transporte de container.

    O ideal é que a empresa de logística encarregada do transporte da sua carga conte com um caminhão bug, visto que, quando aliado a um porta container, esse veículo se torna capaz de suportar o peso e as dimensões de todos os tipos de contêineres, garantindo que as necessidades operacionais e logísticas de cada cliente sejam atendidas com precisão e segurança, pois não haverá risco de acidentes por excesso de peso.

    Legislação e normas para o transporte das cargas do porto

    O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece normas para transporte de cargas em todo o Brasil. No caso dos contêineres, por exemplo, que são o meio mais comum de se transportar cargas do porto para todo o Brasil, há uma legislação específica. E  com relação à legislação para transporte de container, não se pode deixar de apontar a resolução 812, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), vigente desde 2020.

    Para que essa atividade seja realizada corretamente e dentro da lei, é necessário que a empresa de logística escolhida para fazer o transporte da sua carga atenda rigorosamente a todas as resoluções do CONTRAN. Elas incluem regras relativas ao registro do veículo, à identificação dos mesmos para circulação, à autorização especial para veículos muito altos no transporte com container, entre outras, além de prever infrações para o descumprimento das normas.

    Dentre essas premissas, a resolução prevê que apenas veículos denominados porta-containers (VPC) estão habilitados a realizarem o transporte. Para isso, deve ser emitido o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA). A ausência de tais documentos implica, obrigatoriamente, a aplicação de penalidades.

    Tendo em mente a importância do cumprimento das resoluções do CONTRAN para o transporte de container, é importante se assegurar que a empresa de logística encarregada da entrega dos seus produtos atenda a todos os requerimentos do órgão, preservando a carga e o equipamento e evitando prejuízos decorrentes de multas ou atrasos causados pela retenção de veículos. Afinal, esse processo tem de ser alinhado com agilidade e planejamento, pois muitas dessas cargas precisam chegar ao seu destino no prazo determinado.

     

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